USP tem reitoria ocupada após estudantes derrubarem portão em protesto

Expresso Rio
3 min de leitura
Alunos invadindo o prédio da USP. Foto: Miguel Worcman

Estudantes da Universidade de São Paulo ocuparam nesta quinta-feira (7) o prédio central da reitoria, localizado na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, na zona oeste de São Paulo. A ação ocorreu em meio à greve estudantil iniciada há cerca de três semanas e após o encerramento das negociações entre representantes do movimento estudantil e a administração da universidade.

Segundo relatos divulgados por integrantes do movimento, os portões da reitoria foram derrubados durante o protesto realizado no período da tarde. A mobilização contou com estudantes e membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi acionada para acompanhar a ocorrência.

Desde as primeiras horas da manhã, manifestantes bloqueavam acessos ao prédio da reitoria. O cordão de isolamento em frente ao local começou a ser montado por volta das 5h. Durante a tarde, o protesto ganhou intensidade após estudantes afirmarem que não conseguiam mais diálogo com a administração da universidade desde a última semana.

Os estudantes afirmam que a ocupação tem como objetivo pressionar a universidade a retomar as negociações sobre a paralisação estudantil. Entre as principais reivindicações estão a reestatização dos bandejões, melhorias nas condições dos restaurantes universitários e aumento dos valores pagos pelo Programa de Apoio à Formação e Permanência Estudantil (Papfe).

A reitoria da USP já havia informado anteriormente que as negociações foram encerradas sem acordo total entre as partes. A universidade apresentou como proposta o reajuste dos auxílios do Papfe com base no índice IPC-FIPE.

Pela proposta apresentada, o auxílio integral passaria de R$ 885 para R$ 912 mensais. Já o benefício parcial com moradia subiria de R$ 330 para R$ 340. Atualmente, o programa atende mais de 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Apesar da proposta da universidade, estudantes classificaram o reajuste como insuficiente diante do custo de vida em São Paulo. O movimento reivindica que a bolsa integral alcance cerca de R$ 1.804, valor equivalente ao salário mínimo paulista.

Os manifestantes também cobram ampliação das políticas de permanência estudantil e melhorias estruturais nos serviços oferecidos dentro da universidade. Até o momento, a administração da USP não informou se pretende reabrir oficialmente as negociações com os grevistas.

A ocupação da reitoria aumenta a tensão dentro da universidade e pode provocar novos desdobramentos nos próximos dias, incluindo impactos no calendário acadêmico e novas mobilizações estudantis.

Veja fotos da ocupação:

Expresso Rio
Alunos em frente ao prédio da USP. Foto: Miguel Worcman
Expresso Rio
Alunos pulando portão do prédio da USP. Foto: Miguel Worcman
Expresso Rio
Estudantes da USP antes de ocuparem prédio da reitoria
Expresso Rio
Estudantes da USP fazem cordão humano em frente a prédio da reitoria

Receba notícias em tempo real no WhatsApp

Participe do grupo oficial do Expresso Rio e acompanhe as principais notícias de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Rio de Janeiro e Brasil.

ENTRAR NO GRUPO
Partilhar este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *