A SAF do Botafogo contratou um empréstimo emergencial de R$ 4,3 milhões junto ao BTG Pactual para garantir o pagamento dos salários de maio do elenco principal. A operação foi autorizada nesta quinta-feira (7) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
A negociação entre a SAF alvinegra e a instituição financeira vinha sendo conduzida há pelo menos duas semanas. O avanço decisivo ocorreu na última segunda-feira (4), após uma reunião entre o diretor financeiro da SAF, Carlos Martins, e executivos do banco, em São Paulo.
Como garantia para a liberação do crédito, o Botafogo ofereceu receitas futuras referentes aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro Série A. A medida foi utilizada como alternativa para assegurar o fluxo imediato de caixa e evitar atrasos salariais no clube carioca.
Na decisão que autorizou o financiamento, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o contrato firmado com o BTG Pactual seja anexado ao processo até a próxima segunda-feira. A Justiça também exigiu que a SAF apresente uma prestação de contas detalhada até o fim da próxima semana.
O empréstimo ocorre em meio ao esforço da diretoria para manter em dia os compromissos trabalhistas do elenco profissional enquanto a empresa busca reorganizar sua situação financeira. A medida visa garantir o cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista e preservar a estabilidade interna do clube.
A movimentação financeira da SAF do Botafogo aumenta a atenção sobre o momento econômico vivido pelos clubes brasileiros que adotaram o modelo de Sociedade Anônima do Futebol. O caso também repercute no cenário esportivo do Rio de Janeiro, especialmente diante das cobranças por equilíbrio financeiro e competitividade dentro da Série A.
Receba notícias em tempo real no WhatsApp
Participe do grupo oficial do Expresso Rio e acompanhe as principais notícias de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Rio de Janeiro e Brasil.
ENTRAR NO GRUPO
