Petro reage a apoio de Trump e pede voto com liberdade no segundo turno da Colômbia

Expresso Rio
2 min de leitura

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu nesta semana à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio ao candidato Abelardo de la Espriella para o segundo turno das eleições presidenciais colombianas.

A manifestação ocorreu após Trump classificar Espriella como um líder “inteligente, forte e determinado”. Em resposta, Petro utilizou as redes sociais para defender a soberania nacional e convocar os eleitores colombianos a participarem da votação de forma livre e independente.

“Liberdade. Convido toda a Colômbia a votar em plena liberdade e a não nos tornarmos nem escravos nem colônia de ninguém”, afirmou o presidente colombiano.

Petro também declarou que a liberdade de um país pode ser comprometida quando há influência externa em processos políticos internos. Sem citar medidas concretas, o mandatário afirmou que “quando um país interfere nas decisões de outro, a liberdade morre”.

A disputa presidencial na Colômbia ocorre em meio a um cenário de forte polarização política. No primeiro turno, Abelardo de la Espriella obteve 43,74% dos votos válidos, enquanto Iván Cepeda, candidato apoiado por setores da esquerda, alcançou 40,90%.

O segundo turno está marcado para o próximo dia 21 de junho e deve definir os rumos políticos do país para os próximos anos. O resultado é acompanhado de perto por observadores internacionais devido à relevância estratégica da Colômbia na América Latina e às relações históricas com os Estados Unidos.

 

Receba notícias em tempo real no WhatsApp

Participe do grupo oficial do Expresso Rio e acompanhe as principais notícias de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Rio de Janeiro e Brasil.

ENTRAR NO GRUPO
Partilhar este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *