O governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, reuniu nesta quarta-feira (27) prefeitos de diferentes regiões do estado para discutir investimentos, retomada de obras e demandas prioritárias dos municípios fluminenses. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara e contou com representantes de 11 cidades do interior e da Baixada Fluminense.
Segundo informações do governo estadual, a reunião teve como foco principal a reorganização financeira do estado e a ampliação da capacidade de apoio às prefeituras. Durante o encontro, os gestores municipais apresentaram pedidos ligados à infraestrutura, mobilidade urbana, serviços públicos e retomada de projetos considerados estratégicos.
Prefeitos apresentam demandas ao governo estadual
Participaram da reunião prefeitos de Paraty, Rio Claro, Vassouras, Piraí, Rio das Flores, Miracema, São João de Meriti, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Quissamã e Areal.
De acordo com o governo do estado, as solicitações serão encaminhadas para análise técnica, levando em consideração critérios financeiros e o impacto social das medidas para a população dos municípios envolvidos.
Segundo apuração divulgada pelo governo estadual, muitos prefeitos cobraram a retomada de obras paradas e maior agilidade na liberação de convênios e investimentos estaduais.
Ricardo Couto fala em reorganizar contas do estado
Durante a reunião, Ricardo Couto afirmou que o governo pretende avançar na reorganização fiscal para ampliar a capacidade de investimento do estado nos 92 municípios fluminenses.
“Vamos entregar nesta gestão aquilo que for possível ser entregue. Sei das dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras e, à medida que o Estado for reorganizando as contas, teremos mais condições de apoiar os municípios. Cada cidade tem demandas legítimas e o Estado precisa trabalhar para estabilizar e equalizar os investimentos de forma responsável”, declarou o governador em exercício.
A declaração ocorre em meio ao esforço do governo interino para reorganizar as finanças estaduais e ampliar a margem de investimentos públicos em diferentes regiões do Rio de Janeiro.
Interior e Baixada ganham atenção da gestão interina
Nos bastidores políticos, o encontro também foi interpretado como uma tentativa de aproximação institucional do governo estadual com cidades do interior e da Baixada Fluminense.
As regiões vêm enfrentando dificuldades fiscais e dependem de parcerias estaduais para avançar em áreas como infraestrutura urbana, mobilidade, saúde e manutenção de serviços públicos.
Segundo informações divulgadas pelo governo, a estratégia é fortalecer o diálogo direto com os municípios enquanto o estado atravessa um período de ajuste fiscal e instabilidade política.
Governo aposta em diálogo com municípios fluminenses
Desde que assumiu interinamente o comando do Palácio Guanabara, Ricardo Couto tem adotado um discurso voltado à reorganização administrativa e ao fortalecimento das relações institucionais com os municípios.
O encontro desta quarta-feira reforça a tentativa do governo estadual de ampliar a interlocução regional e acelerar debates sobre investimentos públicos, convênios e retomada de obras consideradas prioritárias para as cidades fluminenses.
A expectativa das prefeituras é que novas reuniões sejam realizadas nas próximas semanas para acompanhar o andamento das demandas apresentadas ao governo estadual.
Receba notícias em tempo real no WhatsApp
Participe do grupo oficial do Expresso Rio e acompanhe as principais notícias de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Rio de Janeiro e Brasil.
ENTRAR NO GRUPO
